quinta-feira, 26 de maio de 2011

Alunos de Tunas do Paraná participam de projeto musical

25/5/2011 9:45:30

Os estudantes da Escola Estadual São Francisco de Assis e do Colégio Estadual Severo Ferreira Rupel, em Tunas do Paraná, têm a oportunidade de aprender a tocar um instrumento musical com o Projeto Música para Todos. Iniciado em março desse ano, o projeto conta também com alunos rede municipal de ensino e da comunidade. Os alunos aprendem a tocar instrumentos de corda, como o violino, o violoncelo e a viola.
O projeto permite que muitos jovens tenham a oportunidade de aprender sobre educação musical. “Sem esse projeto, eu nunca aprenderia a tocar um violino”, conta o aluno da Escola Estadual "São Francisco de Assis", Andriel do Rosário, de 14 anos. Para ele as aulas de música são muito boas porque os professores ensinam muito bem.
Além de aprender a tocar um instrumento, os alunos ganham uma opção para o futuro. “Por isso que eu gosto de participar do projeto”, explica o aluno do Colégio Estadual "Severo Ferreira Ruppel", Wesley de Assis Stocco. Ao entrar no projeto, Wesley escolheu o violino porque ele gosta do som do instrumento.
O projeto também é uma forma de profissionalizar os alunos como músicos. “O apelo da música é muito forte para melhorar a vida dessas crianças”, acredita o integrante do Quarteto Iguaçu José Maria Magalhães Silva, idealizador e professor do projeto. Ele é um exemplo de como um projeto como o Música para Todos pode transformar a vida dos alunos, pois ele próprio se tornou músico fazendo parte de um projeto como esse.
Segundo José Maria, os alunos estão progredindo rápido no aprendizado. “O que eles aprenderiam em seis meses eles conseguiram aprender em dois meses e meio”, conta. O objetivo final do projeto é formar uma orquestra infanto-juvenil no município.
As aulas acontecem todos os sábados, na Casa da Cultura do município. Cada aluno ganhou um instrumento musical novo e pode levá-lo para casa para praticar durante a semana. As aulas são coordenadas e ministradas pelo Quarteto Iguaçu, grupo de músicos da Orquestra Sinfônica do Paraná que tem como objetivo divulgar a música erudita. O projeto é financiado pela Lei Rouanet e conta com o patrocínio da Volvo do Brasil, além de ter o apoio da Prefeitura do município. Uma apresentação está prevista para acontecer no dia 4 de junho.
 
fonte: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/modules/noticias/article.php?storyid=2400