quinta-feira, 20 de agosto de 2009

30 anos da SEEC

Cultura

"30 anos da SEEC" é aberta em Curitiba

Os 30 anos de criação da Secretaria de Estado da Cultura serão celebrados com exposição
10/08/09 às 16:41 | Redação Bem Paraná
(foto: Divulgação)
Os 30 anos de criação da Secretaria de Estado da Cultura serão celebrados com a abertura da exposição "30 Anos da SEEC", no Saguão da SEEC. A cerimônia de abertura acontece às 16 horas e contará com a presença do governador Roberto Requião, da Secretária de Cultura Vera Mussi e dos ex-secretários de cultura que serão homenageados com a inauguração de uma galeria permanente com seus retratos, pintados em técnica de aquarela pelo cartunista e artista plástico Paixão.

Fique por dentro do guia cultural de Curitiba no Bem Paraná.

A mostra comemorativa as três décadas de criação da SEEC vai apresentar ao público uma exposição de fotografias documentais sobre os momentos mais marcantes da Secretaria de Cultura. No local serão apresentados também objetos que fizeram parte das três décadas de história como a primeira edição do jornal Nicolau e mais: discos de vinil, CDs, DVDs e livros que foram editados durante esta trajetória.

A Secretária de Cultura, Vera Mussi, considera a comemoração dos 30 anos da SEEC fundamental para entender o que foi feito na área cultural até agora e o que pode ser feito daqui para frente. "A frase de Léon Tolstói – ‘Se queres ser universal, canta a tua aldeia’ – se encaixa perfeitamente nessa celebração quando estamos mostrando para o público paranaense a importância de sua cultura não somente pelas atividades da secretaria mas, também pelo reconhecimento aos secretários que participaram da construção e consolidação da nossa identidade cultural".

Na abertura da exposição serão entregues homenagens aos ex-secretários, personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da cultura no Estado e funcionários com mais tempo de serviço na casa. Um show com o grupo musical Viola Quebrada e a exibição de um documentário com o depoimento de cada secretário de cultura também constam na programação das comemorações.

Eliana Réboli, coordenadora da COSEM (Coordenadoria do Sistema Estadual de Museus) enaltece que o objetivo desta mostra é celebrar a história da SEEC. "São 30 anos de projetos, ações e inaugurações de espaços culturais, tanto na Capital quanto no interior. Esta exposição visa mostrar essa história e homenagear os ex-secretários e personalidades que atuam nas diversas áreas da cultura", explica.

30 Anos da SEEC

Em 18 de junho de 1979, foi criada pelo Governo do Estado do Paraná a Secretaria de Estado da Cultura e do Esporte – SECE, Lei n.º 7169 assinada pelo então governador Ney Braga, sendo instalada no prédio do antigo Ginásio Paranaense à rua Ébano Pereira, em Curitiba. Na época, foi designado para responder pela Pasta o Sr. Luiz Roberto Soares, que em 26 de junho do mesmo ano estabeleceu o Regulamento da SECE, quando foram implantados seus diversos departamentos.

Criada inicialmente com a finalidade de coordenar e promover as atividades concernentes às áreas da cultura e do esporte amador, essa Secretaria originária do Departamento de Cultura da Secretaria de Estado da Educação e Cultura ganha estatus de órgão de primeiro nível dentro da administração estadual. Mais tarde, passa a denominar-se Secretaria de Estado da Cultura – SEEC.

Desta forma, a área da cultura vem a ter um significante papel nas ações do Governo Estadual, hoje comemorando seus 30 anos de criação. Atuando nas diversas áreas das artes e da cultura a Secretaria de Estado da Cultura do Paraná tem em sua existência o registro de ações relevantes na execução de programas e projetos e criação de vários espaços culturais.

Serviço

"30 da SEEC", exposição de fotografias e objetos no Saguão da Secretaria de Estado da Cultura - R. Ébano Pereira, 240, Centro. Horário de visitação: segunda à sexta, das 9 às 18 horas. A exposição permanece até o dia 11 de setembro. Entrada franca.