quinta-feira, 30 de julho de 2009

Aulas suspensas em Universidades, Colégios e Escolas em todo o Paraná

Aulas suspensas em universidades e colégios estaduais do Paraná
Paula Melech - Paraná on-line
As instituições de ensino superior do Paraná e as escolas da rede pública estadual aderiram ao movimento de suspensão das aulas como forma de prevenção à gripe A (H1N1). As aulas estão suspensas a partir desta quinta-feira (30) e devem ser retomadas no dia 10 de agosto. O Hospital de Clínicas também afastou estudantes de medicina para evitar o contágio.

Na Universidade Federal do Paraná (UFPR), cerca de 30 mil alunos deixarão de freqüentar os campi da instituição. Os funcionários da área administrativa continuam trabalhando normalmente.

Além da UFPR, estão afetadas pela medida a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual de Maringá (Uem), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) e Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Na rede pública de ensino, 1,4 milhão de alunos não vão freqüentar as escolas do Paraná. A secretária de Estado da Educação, Yvelise Arco-Verde lembra que mesmo em casa, os estudantes devem continuar adotando as medidas recomendadas para evitar a doença.

Escolas municipais e creches de Curitiba também adiaram a volta às aulas para o dia 10 de agosto. A medida afeta 140 mil alunos. O mesmo deve acontecer com as 1.960 escolas particulares no Paraná. A medida pode atingir até 530 mil alunos, sendo 330 mil da educação básica e 200 mil do ensino superior privado do Estado.

Também como tentativa de conter o contágio do vírus da nova gripe, o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná decidiu afastar 260 alunos de medicina que trabalham no local até o dia 10 de agosto. Os estudantes - que cumpriam carga horária entre 30 e 60 horas semanais - foram avisados da decisão nesta quinta-feira pela manhã.Em Tunas do Paraná o Prefeito Dr. Jorge Tavares e a Secretária Municipal de Educação Elisângela Krasota também suspenderam as aulas nas escolas municipais e CMEIs, devido a dewterminação da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná. Irão retornar dia 10/08 (Segunda-feira).