sábado, 29 de agosto de 2009

Seminário Cultura, Cidade e Desenvolvimento


Seminário da Fundação Cultural e MinC discute políticas culturais > publicado em 26/08/2009
Curitiba sedia, nesta semana, o seminário “Cultura, Cidade e Desenvolvimento”, promovido pela Fundação Cultural de Curitiba, em parceria com a Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (SPC/MinC). O seminário acontece na quinta e na sexta-feira (27 e 28), na Capela Santa Maria, com o objetivo de promover a discussão entre o governo e a sociedade civil sobre as políticas culturais de fomento à produção, distribuição e divulgação da produção artística nacional, com destaque para o lançamento de editais e a Economia da Cultura.Um dos participantes do evento é o secretário executivo do Ministério da Cultura, Alfredo Manevy, que representa o ministro Juca Ferreira nas discussões sobre políticas culturais e ações de investimento cultural público e privado. Crítico cinematográfico, doutor em Cinema pela USP e fundador da revista Sinopse, Manevy integra a equipe do Ministério da Cultura desde 2003, onde atua principalmente na produção de indicadores e informações sobre a situação da cultura no Brasil. Durante o seminário, será lançada a publicação Cultura em Números – Anuário de Estatísticas Culturais 2009, editada pelo Ministério desde 2007. O anuário apresenta dados estatíticos sobre a cultura no Brasil, com comparativos sobre oferta (nos segmentos de música, teatro, cinema, literatura, cultura popular, entre outros), demanda, indicadores, financiamentos e gestão pública da cultura. Além do secretário executivo, outros representantes do MinC participam das discussões: Célio Turino (secretário de Cidadania Cultural), José Luiz Herência (secretário de Políticas Culturais) e Fabio Kobol (chefe de gabinete da Secretaria de Políticas Culturais). Também estará presente a pesquisadora Lia Calabre, da Fundação Casa Rui Barbosa. Para discutir o tema no âmbito da iniciativa privada, participam representantes da Caixa Econômica Federal, Grupo Votorantim, BNDES, entre outras empresas. Faz parte ainda da programação o lançamento da obra “A Modernidade em Construção – Políticas públicas e produção de música popular em Curitiba – 1971 a 1983”, de Ulisses Quadros de Moraes (conhecido no meio artístico como Ulisses Galetto).Políticas culturais são propostas, ações e programas desenvolvidos por órgãos públicos, organizações não-governamentais e empresas privadas, com o objetivo de suprir as necessidades da população no campo da arte e da cultura, promovendo a produção, distribuição e divulgação de ações, bens e serviços culturais. O debate tem como foco a política de lançamento de editais. Além disso, serão abertas discussões sobre a economia da cultura e sua parcela de importância no panorama geral do setor. Serviço: Seminário “Cultura, Cidade e Desenvolvimento”Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 273 – CentroData: 27 e 28 de agosto, das 9h às 18hInformações: (41) 3213-7515 e seminario_ info@fcc.curitiba.pr.gov.br

Apresentação do Grupo Madrigal em Cena

ARTE E CULTURA PARA TODOS
Aconteceu neste sábado dia 22/08 a apresentação do belíssimo grupo de coral e teatro Madrigal em Cena de Curitiba, com a direção do Maestro Eli Siliprandi da Fundação Cultural de Curitiba, antes da apresentação, teve a oficina de coral com crianças, adolescentes e adultos de Tunas, estaremos trabalhando sempre, com dedicação e entusiamo, para poder mostrar eventos culturais de alto nível para nosso povo, esperamos que todos compareçam nas próximas e futuras apresentações. Ao público presente o nosso muito obrigado. Compareçam, tragam sua família e dirvirtam-se.

A Florista





Aconteceu nos dias 24 a 28 de agosto, o Curso de Flôres Artificiais com EVA, na oficina de artes da Casa da Cultura, orientado pelo Artesão Léo Rocha da cidade de Formosa do Oeste-Pr, o curso foi bem procurado pelas mulheres tunenses, como forma de passatempo e também um meio de aumentar suas rendas familiares, visto que o artesanato brasileiro corresponde a 2,5 % do PIB brasileiro, agora nossa cidade pode contar com uma boa parte de artesãs em arranjos de flôres para presente. Os nossos agradecimentos a todas as mulheres tunenses, pela iniciativa e participação. Parabéns pelas belas flôres e arranjos. Aguardem por mais cursos interessantes e profissionalizantes. Contamos com vocês.