quarta-feira, 21 de julho de 2010

Concurso Cívico Hino do Paraná

Regulamento


O Concurso PARANÁ (DE)COR E SALTEADO: NA MEMÓRIA E NO CORAÇÃO é uma ação da Secretaria de Estado da Educação e tem como objetivo principal valorizar o Hino do Paraná, sua história e os aspectos sociais que o envolvem de maneira a contribuir na formação cidadã dos alunos das escolas estaduais paranaenses.

Confira o regulamento (atualizado em 08/07/2010) disponível para download, leia e participe desse concurso.
Obtenha abaixo os modelos de documentos necessários:
Modelo de ficha para o Texto
Modelo de Ata
http://www.diaadia.pr.gov.br/hinos/concurso/

O FOTOGRAFO

O FOTÓRAFO
Manoel de Barros

Difícil fotografar o silêncio.
Entretanto tentei. Eu conto:
Madrugada a minha aldeia estava morta.
Não se ouvia um barulho, ninguém passava entre as casas.
Eu estava saindo de uma festa.
Eram quase quatro da manhã.
Ia o Silêncio pela rua carregando um bêbado.
Preparei minha máquina.
O Silêncio era um carregador ?
Estava carregando o bêbado.
Fotografei esse carregador.
Tive outras visões naquela madrugada.
Preparei minha máquina de novo.
Tinha um perfume de jasmim no beiral de um sobrado.
Fotografei o perfume.
Vi uma lesma pregada na existência mais do que na pedra.
Fotografei a existência dela.
Vi ainda um azul-perdão no olho de um mendigo.
Fotografei o perdão.
Olhei uma paisagem velha a desabar sobre uma casa.
Fotografei o sobre.
Por fim, eu enxerguei a Nuvem de calça.
Representou pra mim que ela andava na aldeia de braços com Maiakovski – seu criador.
Fotografei a Nuvem de calça e o poeta.
Ninguém outro poeta no mundo faria roupa mais justa para cobrir sua noiva.
A foto saiu legal.

Grafite é Arte

grafitagem nos muros do Colégio São Francisco de Assis na Colônia
os artista locais (ACM e Maninho)
Grafite

O grafite, prática de fazer marcas, inscrições e desenhos em muros, surgiu no Império Romano, onde eram feitas estas manifestações artísticas, por isso o nome grafite vem do italiano “graffiti”. Contudo, o grafite só ganhou popularidade nos anos 70, no Bronx, bairro de população negra de Nova York. Assim, as pessoas queriam uma forma de comunicação entre membros de uma mesma gangue (turma) ou registro de indignação frente ao preconceito e às injustiças sociais, onde os artistas passassem a ter uma linguagem intencional para interferir na cidade. Geralmente, os desenhos feitos nos muros retratam temas como violência, paz, amor, contrastes sociais, etc. Algumas pessoas pensam que o grafite é uma forma de vandalismo, uma vez que suja as paredes de inúmeros edifícios e, muitas vezes, edíficações históricas. No entanto, o grafite não é uma arte ilegal, pois existem locais apropriados e iniciativas que proporcionam a manifestação de forma legal e civilizada. Como esta feita nos muros da nova Escola Estadual São Francisco de Assis no bairro Colônia Marquês de Abrantes, devidamente autorizado pelo Diretor Ananias.
Veja links relacionados:
Brasil Escola - A origem e a popularização da arte do grafite.
Ação Educativa - Toda o desenvolvimento do grafite no Brasil.