quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Ano da França no Brasil 2009 - Cinema

























DIA 12 DE DEZEMBRO DE 2009 - A PARTIR DAS 18 HORAS NO GINÁSIO DE ESPORTES DA COLÔNIA MARQUÊS DE ABRANTES
Sim, é isso mesmo amigos (as), nossa querida cidade entrou no roteiro dos franceses para comemorar o Ano da França no Brasil, muitas cidades tiveram durante todo o ano apresentações culturais, para comemoração, e Tunas do Paraná, foi contemplada com o CINEBUS, um cinema itinerante que está na cidade de Paraty - RJ e estará aqui dia 12/12/2009, um telão com 12x08 metros, som e tudo o que um verdadeiro cinema tem para mostrar, pertindo de você e sua família, venham tragam sua pipoca, seu refresco e se quiser até sua poltrona, pois acontecerá duas sessões de cinema totalmente gratuito para todos. Não percam, no Ginásio de Esportes da Colônia Marquês em Tunas do Paraná.

Auto de Natal







Estréia do espetáculo “Aconteceu no Brasil na noite de Natal” - Auto de Natal
Local de Apresentação: Ginásio de Esportes de Tunas do Paraná - PR.
Dia 26 de novembro de 2009 as 19 horas
Realização:Secretaria de Cultura do Estado, SESC Pr, Sistema Fecomércio SENAC, Departamento de Esporte, Cultura e Turismo e Prefeitura Municipal

Aconteceu no Brasil na Noite de Natal: Auto de Natal

Conceito
É uma crônica social do Brasil e que promove um diálogo com a identidade do nosso país. A escolha de um Auto de Natal, apresentado na rua, possibilita momentos felizes, divertidos e ao mesmo tempo cheio de conteúdo.

Ao recuperar os elementos clássicos do Natal, o grupo vai em busca de algo original e conectado a nossa complexa cultura.

O auto de natal apresenta o sentido mais brasileiro do Natal, transcendendo as religiões, buscando em temas profundos e universais a exaltação de valores como a solidariedade, a bondade e o valor da vida. Este espetáculo promove, então, uma arte antiga e presencial para sublinhar e reacender o verdadeiro sentido do Natal.

Aconteceu no Brasil na noite de Natal é uma comédia em máscara que se desenvolve de forma divertida, leve, tendo como elemento principal a performance do ator e suas habilidades.

No espetáculo, a trama simples não deixa de abordar assuntos profundos, como a nossa diversidade religiosa, nossa criatividade para superar as adversidades, além de aspectos histórico – culturais que possibilitam nos compreender enquanto sociedade.

O nosso Auto de Natal pode acontecer nas ruas, na frente ou dentro das escolas dos bairros, nas praças ou nos parques. O espetáculo é executado sobre uma estrutura cênica original, criando na rua um verdadeiro teatro.


Foto: Marcos Cordiolli

Sinopse
Num lugar perdido deste país Dona Josefina e o seu criado Saci recebem na época de natal a filha Amarinda, agora casada com Capador. Biro Biro aparece repentinamente, no esforço de extorquir um rico turista italiano, Pantaleão, acompanhado da criada Arlequina.

Dona Josefina prepara, então, a sua tradicional festa de natal e os seus famosos presentes. Amarinda, Capador e Biro-Biro mordidos pela cobiças traçam complexas, e engraçadas, estratégias para roubar os presentes. A crônica social se desvela então uma intensa rede relações entre diferentes personagens que compartilham provisoriamente o mesmo espaço.


Foto: Marcos Cordiolli

Aconteceu no Brasil na Noite de Natal
Produção: Grupo Arte da Comédia
Direção: Roberto Innocente

Matéria sobre o espetáculo “Aconteceu no Brasil noite de natal”. RPC/Globo.