terça-feira, 20 de julho de 2010

Cinqüentenário do Parque Estadual de Campinhos

Cachoeira dentro do parque
entrada da Gruta dos Jesuítas

Criado em 20/07/1960, com área de 204,49 ha, o Parque Estadual de Campinhos está localizado na região montanhosa do Açunguí, primeiro planalto paranaense, a 65 km de Curitiba, no município de Tunas do Paraná. O acesso ao parque se dá através da BR 476, Estrada da Ribeira, (antiga estrada para São Paulo), saindo de Curitiba pelo trevo do Atuba. O governador Roberto Requião assinou os decretos que ampliam em 3,2 mil hectares as áreas dos Parques Estaduais de Campinhos e Lauráceas. O Parque Estadual das Lauráceas, localizado nos municípios de Adrianópolis e Tunas do Paraná, passará de uma área de 27 mil hectares para 30 mil hectares. Já o Parque Estadual de Campinhos (foto), localizado nos municípios de Cerro Azul e Tunas do Paraná, passará de 336,97 hectares para 581,38 hectares com a assinatura do decreto. O Parque Estadual dos Campinhos é aberto para visitação ao público de quarta a domingo das 09:00 horas as 17:00 horas, em 2009 foi registrado mais de 8.500 visitas e apresenta diversas opções para atividades, como caminhadas pela trilha da floresta, caminhadas pelo circuito turístico da Gruta dos Jesuítas, a 5ª maior do Estado, educação ambiental no centro de visitantes, palestra informativa sobre a Unidade de Conservação e informações básicas sobre o trajeto realizado pelos visitantes. A meta, com a criação dos parques, é a preservação dos ecossistemas naturais e a realização de pesquisas científicas, com a realização de atividades de conscientização e educação ambiental. Recentemente o PEC teve uma visita ilustre, um dos maiores comediantes do Brasil, Renato Aragão (Didi) da Rede Globo de Televisão e vários artistas que o acompanhavam, gravaram v árias cenas para um seriado especial, nas dependências do nosso parque. A Prefeitura Municipal de Tunas do Paraná em nome do Prefeito Dr. Jorge Luiz M. Tavares e do Departamento Municipal de Esporte, Cultura e Turismo em nome do Assessor Especial, Professor André Luiz Batista e todos os tunenses, parabenizam pelos 50 anos de beleza, de respeito ao meio ambiente e de entretenimento e lazer ao Parque Estadual de Campinhos (PEC) e estendem os votos aos funcionários do IAP (Instituto Ambiental do Paraná), aos seus moradores e fuincionários . Parabéns.

Melhor Idade de Tunas

Acompanhamento odontológico - Dra. Luciana
acompanhamento aos hipertensos

Aconteceu no dia 16 de julho no auditório da Casa da Cultura, a I Conferência da Pessoa Idosa, promovida pela Prefeitura Municipal através do Departamento de Ação Social, com a presença de grande público e do Prefeito Dr. Jorge Luiz Tavares, contou com palestras e dados sobre o tema, visto que nosso município tem mais de 300 (trezentas) pessoas acima dos 60 anos de idade, estamos prestes a criar o Conselho Municipal do Idoso, nossos queridos vovôs e vovós tem um excelente acompanhamento de saúde toda semana, com a Dra. Vera e a Dra. Luciana, para acompanhamento de diabéticos, hipertensos e saúde bucal, onde fazem sempre um bom lanche, com sucos e frutas, muita diversão com músicas, danças e muita conversa.

Festa Junina na Colônia Marquês

Professora Simone e alunos caracterizados de caipirinhas
Apresentação da Dança e Capoeria
Diretora Maria Neuza, Secretaria de Educação Elizângela Krasota e Diretora do Col. Severo Karen Prestes
Alunos da Colônia Marquês de Abrantes

Para dar boas vindas as FÉRIAS ESCOLARES que as Diretoras Maria Neuza e Terezinha Oliveira, Professores e Funcionários da Escola e da Créche Municipal com o apoio da Prefeitura de Tunas do Paraná, junto ao Departamento de Educação, fizeram uma bela festa julina para os alunos da comunidade, tinha muita comida, muita bebida, muitos doces e bolos, também teve muita brincadeira e diversão com brinquedos inflavéis, apresentação do grupo de Street Dance e Capoeira da Casa da Cultura. Estiveram prestigiando o evento a Assessora Especial de Educação, Elisângela Krasota, a Diretora do Colégio Severo, Karen Prestes e o Assessor Especial de Esporte e Cultura, André Batista. Nossos cumprimentos a todos os Professores, Funcionários e Alunos da Colônia Marquês pela brilhante festa e desejamos a todos boas férias.