sexta-feira, 18 de março de 2011

Jogos Colegiais (Jocops) só mudam de nome


Os Jogos Colegiais do Paraná (Jocops) só mudam de nome com a criação da Secretaria Especial de Esporte do Paraná, em substituição à Paraná Esporte na promoção do evento em parceria com a Secretaria de Estado da Educação. Passarão a se chamar Jogos Escolares do Paraná (Jeps). “Foi uma decisão com a Secretaria de Educação para associar melhor ao nome da competição na fase nacional, Olimpíadas
Escolares Brasileiras, antes denominadas Jogos Escolares Brasileiros (Jebs)”, justifica o secretário de Esporte, Evandro Rogério Roman.

Assim, da mesma forma que os campeões dos Jogos Colegiais representavam o Estado na competição nacional, serão os vencedores da fase estadual dos Jogos Escolares do Paraná que disputarão as Olimpíadas Escolares Brasileiras. Quanto a competição estadual, na próxima quarta-feira (23/3) haverá uma reunião técnica para acertar os últimos detalhes do regulamento da disputa deste ano. O encontro será na sede da Paraná Esporte, em Curitiba, com a participação dos coordenadores de Educação Física dos 32 núcleos regionais de Educação e dos representantes das comissões de Ética desses mesmos núcleos.Sobre o encontro, o diretor de Esporte, Lazer e Qualidade de Vida da Secretaria de Esporte, Luiz Antônio Costenaro, garantiu que poucas coisas serão reformuladas. “Faremos uma adequação do regulamento, mas nada que modifique o sistema de disputa”, adianta Costenaro. No regulamento deste ano a principal modificação já foi feita pelos promotores: no número de classificados para a fase final. “Não estarão classificados automaticamente os três primeiros colocados do ano passado, mas apenas os campeões por classes, sexos e modalidades (coletivas)”, informa a coordenadora da competição, Márcia Tomadon.

Calendário

Os Jogos Escolares do Paraná, cujas fases intraescolar e municipal se desenvolvem nos 399 municípios, terão a fase regional nos 32 núcleos regionais de Educação, em duas etapas, uma de 20 a 26 de maio e outra de 3 a 9 de junho. A fase macrorregional, em oito sedes, será de 16 a 21 de junho. E a fase final, em sedes ainda não definidas, será de 2 a 10 de julho. Novamente, na fase final, as modalidades serão agrupadas em determinadas sedes, para se evitar grandes aglomerações num só local, tendo em vista que participam mais de seis mil alunos.

Em termos de modalidades seguem as mesmas das últimas disputas: atletismo, basquete, futebol, futsal, handebol, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez, desde a fase regional; e ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação e taekwondo, só na fase final. Os classificados no atletismo e vôlei de praia, na fase regional, não participam da fase macrorregional, porque pulam para a final. As demais modalidades em disputa na regional passam por uma outra classificatória na macrorregional.
Da fase regional para a macrorregional classificam-se apenas os campeões por modalidades, classes (12 a 14 anos e de 15 a 17 anos) e sexos (feminino e masculino). Da macro para a final passam os campeões e vice-campeões, somando-se 16 equipes por modalidades, classes e sexos. Vale lembrar que os representantes das cidades-sedes das fases macrorregional e final classificam-se automaticamente para a disputa em seu município. Assim, o total de disputantes na fase final nas modalidades coletivas, por exemplo, será de 18 equipes, sendo as 16 classificadas na macro, a campeã do ano passado e a representante da cidade-sede.

Datas e sedes
Fase regional
1.ª Etapa
20 a 26 de maio
Sedes – Núcleos
Apucarana – Apucarana
Boa Vista da Aparecida e Capitão Leônidas Marques – Cascavel
Cianorte – Cianorte
Cornélio Procópio – Cornélio Procópio
Curitiba – Curitiba
Ampere e Santa Isabel do Oeste – Francisco Beltrão
Mariluz – Goioerê
Irati – Irati
Carlópolis – Jacarezinho
Rio Bonito do Iguaçu – Laranjeiras do Sul
Loanda – Loanda
Cambé – Londrina
Guaratuba – Paranaguá
Paraíso do Norte – Paranavaí
Entre Rios do Oeste e Pato Bragado – Toledo
Wenceslau Braz – Venceslau Braz
Fase regional
2.ª Etapa
3 a 9 de junho
Sedes – núcleos
Colombo – Área Metropolitana Norte
Fazenda Rio Grande – Área Metropolitana Sul
Iracema do Oeste – Assis Chateaubriand
Mamborê – Campo Mourão
Salto do Lontra – Dois Vizinhos
Itaipulândia – Foz do Iguaçu
Pinhão – Guarapuava
Siqueira Campos – Ibaiti
São João do Ivaí – Ivaiporã
Colorado – Maringá
São João – Pato Branco
Pitanga – Pitanga
Ponta Grossa – Ponta Grossa
Telêmaco Borba – Telêmaco Borba
Umuarama – Umuarama
General Carneiro – União da Vitória

Fase macrorregional
16 a 21 de junho
Sedes – núcleos
Paranaguá – AM Norte, AM Sul, Curitiba e Paranaguá
Prudentópolis – Guarapuava, Irati, Ponta Grossa e União da Vitória
Laranjeiras do Sul – Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Laranjeiras do Sul e Pato Branco
Missal – Assis Chateaubriand, Cascavel, Foz do Iguaçu e Toledo
Araruna e Peabiru – Campo Mourão, Goioerê, Maringá e Pitanga
Paranavaí – Cianorte, Loanda, Paranavaí e Umuarama
Porecatu – Apucarana, Ivaiporã, Londrina e Telêmaco Borba
Ibaiti – Cornélio Procópio, Ibaiti, Jacarezinho e Wenceslau Braz

Fase final
2 a 10 de julho
Locais em definição

Governo do Paraná
Secretaria Especial de Esporte do Paraná
Paraná Esporte
Coordenação de Comunicação
Moacir Domingues

Fotos de Leila Nunes e Ivan Amorin
Fonte: http://www.paranaesporte.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=2763